Música + Informação

Blackjaw, Gagged e a conta que não fecha

Punknet | 20/12/2017 | Comentários desativados em Blackjaw, Gagged e a conta que não fecha | Colunas

Em 2013, numa situação um tanto quanto peculiar, conheci duas bandas bacanas do Hard Core paulista: o Blackjaw, de São Vicente, e o Gagged, de São Carlos. As conheci durante a turnê que fizeram juntas pelo interior, no feriadão de quinze de novembro daquele ano.
 
Na época eu meio que trabalhava no Cão Pererê (a única casa em Marília/SP que existia em razão das bandas independentes), e naquela noite ficaria responsável pela bilheteria. Como a casa estava há pouco tempo em um novo endereço, era tudo meio improvisado, e os ingressos eram carimbados à mão. Já estava habituado a, no começo da noite, carimbar uns vinte ou trinta ingressos previamente.
 
Os shows ocorreriam em um sábado à noite, que era véspera de concurso público e de prova do Enem. Ah, também estava um clima frio e chovia, e ocorria um festival gratuito com conjuntos de hip hop e rock na cidade.
 
Com este panorama, já dá pra imaginar o que aconteceu… E eu era uma das testemunhas naquele rolê. Cada banda tocou para um público aproximado de quinze pessoas, composto por: cinco pessoas que trabalhavam na casa, cinco que tocavam na outra banda e cinco pagantes.
 
Foi uma noite, de certa forma, ruim. Abaixo de toda e qualquer mínima expectativa. Entreguei o caixa da bilheteria (literalmente, uma caixa, de sapato) para o Andrey, grande amigo, idealizador da casa, lhe informando do que ele já sabia: “Acho que a conta não vai fechar”. No entanto, não deixou de ser uma noite divertida. Quem estava lá curtiu os shows, comprou merch e conheceu o som e a galera das bandas.
 
Guardei esse episódio, até que por pouco tempo, quatro anos bastaram. As duas bandas seguem ativas, o Gagged está pra lançar um álbum que promete, recentemente abriu o show do StrungOut em São Paulo. O Blackjaw prometeu e cumpriu com o “Anticlimax”, álbum lançado este ano, e fez uma extensa turnê pelo sudeste – não preciso sugerir que você dê uma conferida nas bandas aqui e aqui né?
 
Guardei aquele episódio, e tão logo voltei a me envolver com a realização de bailes este ano, sugeri que fizéssemos rolês com essas duas bandas. Fizemos, Blackjaw em agosto, e Gagged no último sábado, 15/12. Ambas noites muito agradáveis e de bons públicos para curtir as bandas.
 
Estando perto de gente que está sempre correndo, e também correndo junto, consigo entender com mais detalhes aquela velha ideia de “Do It Yourself”. É fazer, fazer, fazer… Resistir. Em 2013 eu disse que “A conta não fechou”, mas vamos com calma! Não só não fechou como, veja só, o tanto de possibilidades e encontros que se abriram (e abrirão) a partir daquela noite…
 
blackjaw
 
gagged

Comments

comments