Música + Informação

Caos, conceito e catástrofe: Test Big Band no CCSP

Punknet | 13/07/2017 | Comentários desativados em Caos, conceito e catástrofe: Test Big Band no CCSP | Matérias

IMG_6987 (1)O capitalismo é uma catástrofe, um sistema que deu errado, pois falhou miseravelmente com a esmagadora maioria. Daqui do terceiro mundo somos provas vivas, sobreviventes, restos que, dia a dia, se recusam ao decompor. Aliás, restos que por vezes consideram melhor compor, juntar partes e criar um todo absorvente para mostrar que resistimos, ainda que, cada dia mais, como meras peças duma engrenagem num sistema falido.

 

Não bastasse esse cenário catastrófico, não custa ser mais preciso: somos peças gastas, nas margens mais pobres, dum sistema devastador e destruído.

 

IMG_7016Nos compraram com espelhinhos no século 16, nos compram e vendem como mão de obra barata e digital no século 21. No século 20 convenceram nossos pais, avós e primos mais velhos que o caminho do sucesso era a indústria, a fábrica, o fordismo. Cada um faz a sua parte e chegamos ao produto final. De produto em produto, de leva em leva, de baciada em baciada, chegamos aos dias de hoje.

 

Resistindo, sem sucumbir às forças da falência do sistema, cheguei ao dia de hoje (11/07/2017), em que vi Test Big Band no palco quadrado e plano do Centro Cultural São Paulo.

 

IMG_7044João Kombi nos vocais, Barata na bateria, três guitarras, um baixo, um piano, um saxofone, dois operadores de efeitos, outros dois vocais (um deles fazendo leituras de textos sobre o tragicômico cenário político atual em são paulo, no brasil, no mundo) e outra bateria (de nítidos referenciais jazzísticos).

 

O capitalismo deu errado, a industrialização deu errado, a urbanização é um erro, e o 3º mundo jamais “Dará certo” enquanto 3º mundo, pois há os que se recusam às fábulas imperialistas e, por meio do som e do caos, recriam e denunciam, com conceito e arte, as catástrofes que nos engolem dia a dia.

 

 

 

 

 

Por: Gabriel Coiso

Comments

comments