Música + Informação

Entrevista com Footstep

Punknet | 17/11/2016 | Comentários desativados em Entrevista com Footstep | Entrevistas

Footstep é uma banda de Surf Music instrumental de Campinas. Formada por Gabriel Cardoso Martins, Amanda Ginebro e Heloiza Barranqueiro, o trio agita o interior paulista desde 2007, com música boa e ótimas influências. Conheça mais:

 

PUNKnet – Quando e como Surgiu o Footstep?

Gabriel Cardoso MartinsEu estava assistindo TV em casa, e o Jô Soares anunciou uma banda de Surf Music no fim do programa, fiquei assistindo o programa para ver a banda e na volta do comercial ele disse: _The Dead Rocks!”. O Dead Rocks tocou Beach’s Bitch, eu fiquei alucinado, no dia seguinte falei para a Amanda: _Vamos tocar surf music? (risos) Assim nasceu o Footstep Surf Music Band. Isso foi em novembro de 2006 e no ano seguinte surgiu o Footstep. Inicialmente começamos a brincar com a música Beach’s Beach, umas versões surf de Ramones, mas logo nos primeiros ensaios já nasceu a música Bar do Zé, uma pequena homenagem ao primeiro bar que a banda se apresentou.
A culpa foi desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rrtp02FQzS4

 

PUNKnet – A formação atual da banda é você, a Amanda e a Heloísa. Como foi a formação musical de vocês, já trabalhavam em outros projetos?

Gabriel – Eu e a Amanda somos integrantes da banda Kozmica de rock and roll. A Amanda iniciou o projeto do Kozmica em 1998, eu entrei para a banda em 2005, mais ou menos. Em 2007 montamos o footstep. A Heloiza entrou para o Footstep esse ano e acabou de gravar o EP Surf Cabaret com a gente.

 

PUNKnet – Opa! Tem previsão pra sair?

Gabriel – O EP Surf Cabaret acabou de sair do forno!

Ele já está disponível para download no nosso bandcamp (clique aqui) e já dá para ouvir online no spotify, deezer, etc.

 

PUNKnetAproveitando a deixa, quantos discos a banda tem? Conte um pouco da trajetória do Footstep de 2007 até hoje.

Gabriel – A banda acabou de gravar o seu terceiro EP. Nesse período compusemos músicas autorais novas e gravamos os 3 EPS. O primeiro – Não temos mar, temos bar, o segundo – La Tormenta Del Surfista Muerto e agora o terceiro – Surf Cabaret.

 

screen-shot-2016-11-17-at-1-52-16-am

 

PUNKnetQuais são as principais influências, além dos já citados, Jô Soares e Dead Rocks?

Gabriel – Dead Rocks é nossa principal influência, ao lado de outras bandas como The Ventures, Dick Dale, Los Straitjackets, Lively Ones, Violentures, Chantays e várias outras bandas dos anos 60. Ramones também sempre foi uma influência muito presente, apesar de não ser surf music instrumental, sempre ouvimos muito Ramones e fizemos versões surf de Spider-man e Suzy is a Headbanger.

 

PUNKnetComo é tocar Surf Music em Campinas? A cena é bem eclética? Rola um espaço bacana pra esse tipo de som?

Gabriel – Confesso que quando iniciamos a banda eu logo pensei: “Vai ser difícil tocar música instrumental, não tem muito mercado”. Eu estava enganado, já tocamos em várias festas e bares da cidade e região, sempre tem alguma festa para fazer uma Surf Music!!!!

 

PUNKnet – Ano que vem a banda completa 10 anos. Podemos esperar alguma coisa comemorativa?
Gabriel – Sim Marcel! Para os 10 anos da banda quero fazer algo. Festas, amigos e quem sabe uma compilação com todas as gravações da banda, incluindo algumas faixas de ensaio, de quando a banda estava iniciando.

 

PUNKnet – Cara, eu vi vocês a 1° vez em 2007, acho, no Bar do Quebra Osso. E lembro de vocês muito chapados. E quando tocavam, virei fã na hora, puta energia. A Amanda apavorando no Baixo e você nos riffs deliciosos. Para mim foi amor a primeira vista! Sou fã da Amanda, para “segurar” um guitarrista do seu nível, não é fácil! Muito Obrigado, continue quebrando tudo e o espaço é seu pra falar o que você quiser!

Gabriel – Que honra! Quero agradecer todos os amigos que sempre colaram nas festas e agradecer TODAS as bandas que tocamos juntos, todo mundo sempre foi maravilhoso. Agradecer todos os bares e e todas as festas. O Ep novo está no ar, quem quiser ouvir ou fazer downloads dos discos é só procurar a gente no spotify ou acessar – https://footstepsurf.bandcamp.com

Entrevista: Marcel Ricardo

 

Comments

comments